sexta-feira, 12 de maio de 2017

Conselho acata pedido de tombamento do Museu Histórico de Brejo da Madre de Deus

Processo retorna à Secretaria de Cultura após a publicação e deve ser encaminhado para o governador para que seja emitido decreto.

Com características do século XIX, o prédio e o Museu Histórico de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, teve o tombamento deferido por unanimidade na quinta-feira (11) pelo Conselho Estadual de Prevenção do Patrimônio Cultural (CEPPC). Situado na rua São José, no Centro da cidade, o museu foi fundado em 1977, funcionando em um sobrado de 1854 com caraterísticas portuguesas.

O processo retorna à Secretaria de Cultura (Secult-PE) após a publicação de resolução do CEPPC e deve ser encaminhada para o governador Paulo Câmara, para que seja emitido decreto de tombamento. Decretado o despacho, o museu e o acervo serão incluídos no livro de tombo.

Além do museu, o acervo com mais de 1.200 peças catalogadas, incluindo mobiliário, armaria, arte sacra, utensílios domésticos, instrumentos de suplício, fotografias e documentos, e artefatos tecnológicos também constam no parecer.
O pedido de tombamento foi apresentado pela coordenação do Laboratório e Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e deferido por Ariano Suassuna, então Secretário de Educação e Cultura de Pernambuco

Do G1 Caruaru 

Nenhum comentário:

Postar um comentário