Governo de Pernambuco

Governo de Pernambuco
Trabalhando

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Santa Cruz apresenta evolução em lista de transparência do Tribunal de Contas

Brejo da Madre de Deus atinge ‘quedas’ na pontuação e colocação em relação à 2016


 O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) divulgou nesta quinta-feira (07) o Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITMPE), relativo ao exercício 2017 das 184 prefeituras do Estado.
Neste levantamento, Santa Cruz do Capibaribe alcançou 605 pontos, ficando na posição de número 35 (quase triplicando a sua pontuação em relação ao anterior). Desta forma, o município foi classificado pelo órgão para a categoria ‘Moderada’, saindo da categoria ‘Insuficiente’ como constava em 2016, quando chegou a 283 pontos e ocupou a posição de número 146.
Da região, o município melhor classificado é Taquaritinga do Norte que ocupa a 10ª posição com 691 pontos (dobrando a sua pontuação em relação ao anterior), Vertentes do Lério se encontra na 11ª posição, Toritama é o 78º e a cidade de Jataúba é a 108ª.

Um fato que chamou a atenção é o município de Brejo da Madre de Deus que teve uma das piores colocações, saindo do nível ‘Moderado’ de 2016 para o ‘Insuficiente’ em 2017 com 287,50 na posição de número 153. Vale ressaltar que o município brejense contou com uma queda de quase metade na sua pontuação alcançada em 2016 que foi de 544,50.
O levantamento é realizado através das informações disponibilizadas pelas cidades em seus Portais da Transparência, que tem como objetivo estimular a melhoria da transparência pública e, consequentemente, facilitar o controle social. O TCE classifica os municípios como ‘desejado’, ‘moderado’, ‘insuficiente’, ‘crítico’ e ‘inexistente’.
Confira AQUI a tabela completa, classificação e metodologia.

Blog do Ney Lima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário