terça-feira, 27 de março de 2018

Cerimônia de Abertura dos JEPs 2018 contagia com teatro e homenagens

 Pernambucana Keila Costa acende a pira e dá início à 59ª edição dos Jogos Escolares junto às autoridades locais

Os Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) chegaram a sua 59ª edição com uma cerimônia oficial de abertura digna de teatro. E foi justamente o principal equipamento do ramo teatral que recebeu os alunos-atletas para iniciar a temporada dos JEPs 2018: no início da tarde desta terça-feira (27), o Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda, ficou lotado de estudantes das redes estadual de ensino e rede particular, que vibraram com a apresentação de teatro, música e dança e o momento de homenagem à atleta referência deste ano: a saltadora Keila Costa. O secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, Felipe Carreras, esteve presente para prestigiar a cerimônia.

O espetáculo “Entre o Sonho e a Conquista”, dirigido pelo diretor, professor e dramaturgo Robson Teles, foi o que deu o fio condutor da abertura dos Jogos de 2018. No roteiro, que contou com a participação musical da banda Patusco e teve apresentação do grupo de dança do Compaz Ariano Suassuna, conduzido pela coreógrafa Liliane Freitas, uma mensagem de busca pelos objetivos traçados e não desistência perante às dificuldades que impressionou os espectadores. O teatro ficou tomado pelos quase mil estudantes, representantes de 75 escolas públicas e particulares que desfilaram suas delegações no debute da competição. “Ficamos muito felizes com o crescimento dos JEPs. A cada temporada, temos mais instituições inscritas, mais alunos-atletas competindo e participando ativamente dessa troca de energia entre esporte e educação. Não tenho dúvidas que teremos muitas emoções nas disputas dos Jogos, o maior evento esportivo do ramo no Estado”, pontuou o secretário Felipe Carreras.

HOMENAGEM À KEILA COSTA

Nem mesmo a experiência adquirida em mais de 20 anos de carreira, com direito a quatro Olimpíadas (Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016) e medalhas mundiais e em Jogos Pan-Americanos, deixaram a homenageada dos JEPs 2018 “tranquila” diante da responsabilidade na abertura dos Jogos deste ano. A pernambucana especialista nos saltos triplo em distância do atletismo, Keila Costa, 35 anos, fez uma volta no tempo, emocionou-se e foi o grande momento do dia. Ela participou da encenação teatral, como elemento surpresa, e, claro, foi a estrela da cerimônia ao carregar a tocha para "acender" a pira dos Jogos Escolares.“Vocês não têm noção de o quanto estou feliz. Só posso dizer isso, foi tudo muito legal e eu pensei muitas vezes ‘Isso é para mim mesmo?! Eu sou mesmo a homenageada?!’...fiquei muito emocionada com o empenho, o cuidado de todos. Não tenho outra palavra para descrever esse momento que não seja a felicidade”, afirmou a atleta.

NOVIDADES E INÍCIO DAS COMPETIÇÕES

Na oportunidade da abertura dos JEPs 2018, o secretário Felipe Carreras contou as novidades das competições deste ano. A mais importante delas é a inclusão de mais uma modalidade apresentação nos Jogos, o Beach Soccer, que tem previsão de ser disputado no segundo semestre.

Com o novo esporte, os Jogos Escolares de Pernambuco chegam à marca de 17 modalidades: Atletismo, Judô, Luta Olímpica, Ginástica Rítmica, Vôlei de Praia, Tênis de Mesa, Natação, Badminton, Ciclismo, Xadrez, Basquete, Futsal, Handebol, Voleibol, Futebol, Futevôlei e a novidade Beach Soccer. As categorias disputadas são a Pré-mirim (9 a 12 anos), Mirim (12 a 14 anos) e Infantil (15 a 17 anos) em fases regionais e estaduais, quando os melhores disputam as vagas da delegação pernambucana para os Jogos Escolares da Juventude Mirim e Infantil (fase nacional).

A primeira disputa dos JEPs 2018 começa a partir de 10 de abril. Entrará em cena a Fase Regional Metropolitana das modalidades coletivas basquete, futsal, handebol e voleibol.



-- 
SECRETARIA DE TURISMO, ESPORTES E LAZER DE PERNAMBUCO 

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário