quinta-feira, 12 de julho de 2018

Detran exibe filme educativo após prova teórica

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, implantou, hoje, um filme educativo que será exibido após a realização do exame teórico, contendo cenas reais de ocorrência no trânsito provocadas por imprudência dos condutores, além de depoimentos de vítimas de acidentes e de profissionais de saúde.

O objetivo da ação é contribuir para a legitimação das regras e a adoção de atitudes responsáveis e seguras no trânsito com foco numa melhor formação de condutores. Segundo Luciana Carvalho, coordenadora de Educação para o Trânsito do Órgão, o exame teórico é uma etapa importante na avaliação veicular. “Cerca de 45 mil candidatos, de todo o Estado, passaram pelo Detran-PE, de janeiro até hoje deste ano, realizaram a prova eletrônica para tirar a 1ª habilitação. A prova conta com um banco de questão que desde 2015 vem sendo atualizadas continuamente pela Gerência de Produção Pedagógica da Coordenadoria de Educação para o Trânsito”, disse.
Conforme informou o diretor presidente da Autarquia, Charles Ribeiro, diante do quantitativo de cidadãos que passam por este processo, e o valor educativo da avaliação, que não apenas verifica, mas que oportuniza a aprendizagem de forma contínua. O Detran inova, ampliando as funções do tempo pedagógico destinado ao exame teórico, possibilitando que o candidato assista ao vídeo educativo antes de receber o resultado da prova teórica. “O nosso objetivo é que a ação contribua para a legitimação das normas e regras de circulação existentes e possibilite a autorreflexão do cidadão no trânsito, contribuindo ainda, para que o mesmo vivencie as próximas etapas do processo de formação, referentes ao curso e ao exame prático, com responsabilidade e por uma mobilidade mais segura. Apresentamos também cenas positivas como a utilização do cinto de segurança, respeito à faixa de pedestres e sinalização, levando o candidato a condutor a reflexão e questionamento sobre a postura segura e cidadã no trânsito, identificando os riscos e as consequências do desrespeito”, concluiu Ribeiro.
Já para a diretora científica da Associação Brasileiro de Medicina de Tráfego – Abramet, secção Pernambuco, Dra. Elizabete Gomes de Oliveira Bezerra, essa ação é uma feliz iniciativa do Órgão de trânsito de Pernambuco, pois o que existe de mais importante na formação do condutor é ter um comportamento adequado ao conduzir o veículo, respeitando as leis do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, a si e ao outro, inclusive aos pedestres, ciclistas, motociclistas, porque todos nós somos o trânsito. “Esse filme é muito rico e chama o cidadão para refletir e, consequentemente, cooperando na prevenção de acidentes”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário