quarta-feira, 20 de março de 2019

Estudantes contemplados em programas de imersão na política visitam Deputado Prof. Paulo Dutra





 Sete estudantes contemplados em programas que colocam a Educação lado a lado com a Política foram recebidos hoje pelo Deputado Estadual Professor Paulo Dutra na ALEPE. A comitiva faz parte da ação de divulgação dos programas Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), Concurso de Redação do Senado Federal/Projeto Jovem Senador (PJS) e Programa Jovens Embaixadores (YA), coordenados em Pernambuco pela Secretaria Estadual de Educação e Esportes.
A visita contou com um tour pelas dependências da Assembleia Legislativa de Pernambuco, um bate-papo com o deputado Paulo Dutra e a entrega simbólica do planejamento estratégico construído pela Gerência de Programas e Projetos Especiais (GERPE) com o objetivo de ampliar o número de jovens mobilizados para os projetos. Em 2018, os três programas, juntos, mobilizaram mais de 15 mil jovens em todo o estado de Pernambuco.
Em seu pronunciamento na Reunião Plenária, que contou com a presença dos estudantes, Paulo Dutra ressaltou a importância do envolvimento dos educandos com o mundo político: "Em um tempo obscuro e cercado de incertezas no meio político, estes projetos nos dão a esperança de que as novas gerações farão diferente e promoverão um cenário político muito mais condizente com as necessidades e carências da população, combatendo as mazelas sociais, gerando transformação na vida dos brasileiros e promovendo uma sociedade mais justa e igualitária".
Fizeram parte da comitiva de estudantes Aluizio Sobrinho e Alércio Rodrigues (EREM Augusto Gondim), Camila Silva (Colégio Boa Viagem), Guilherme Feitosa (Colégio Militar do Recife), Julia Leone (Colégio da Polícia Militar do Pernambuco), Jullianny Rebecca (ETE Advogado José David Gil Rodrigues) e João Vítor (IFPE – Campus Recife).

Sobre os programas:

Parlamento Jovem Brasileiro
Programa de Educação para a Democracia de iniciativa da Câmara dos Deputados, realizado em parceria com o CONSED e as Secretarias de Educação, voltado a estudantes dos últimos anos do ensino médio de escolas públicas e particulares (1º, 2º e 3º ano do ensino médio; 2º ,3º e 4º ano do ensino técnico integrado ao médio ou EJA ensino médio). A participação dos estudantes se dá através da elaboração de projetos de lei. Os autores dos melhores projetos selecionados participam da jornada durante cinco dias em Brasília. Podem participar estudantes do Ensino Médio e Médio Técnico de escolas públicas municipais, estaduais e federais, e escolas particulares. Inscrições abertas a partir de 27 de março.

Concurso de Redação do Senado Federal/Projeto Jovem Senador
Concurso de Redação realizado anualmente pelo Senado Federal. As 27 (vinte e sete) melhores redações são selecionadas para uma jornada de cinco dias no Senado Federal, com vivência nos procedimentos legislativos e elaboração de projetos de lei que integrarão o banco de dados do Senado Federal. A esta segunda etapa do Concurso de Redação – a jornada – dá-se o nome de Projeto Jovem Senador. Podem participar estudantes do Ensino Médio e Médio Técnico das escolas estaduais. Inscrições abertas em maio.

Jovens Embaixadores
Programa de intercâmbio realizado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil que possibilita a viagem com duração de 30 (trinta) dias de 50 (cinquenta) jovens de todo o Brasil. São três etapas de inscrição: um primeiro formulário online sobre o perfil dos participantes, um segundo formulário para inserção de informações pessoais, sobre Família, Educação e Voluntariado e inserção de documentação comprobatória, Exame Escrito, Exame Oral e Visita Técnica. Podem participar estudantes de Ensino Médio e Médio Técnico de escolas públicas municipais, estaduais e federais, inseridos dentro do contexto de vulnerabilidade social. Inscrições abertas em maio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário